Para quem não foi ao CONIP-2010, o melhor e maior evento de informática pública no Brasil, pode encontrar no blog do Thiago Ávila uma boa síntese das palestras ocorridas neste evento. Estive lá em alguns painéis, a convite da organização e saí satisfeito com o nível dos debates e da notável busca de caminhos que o setor apresenta.
Um dos painéis que assisti foi o de "Dados Governamentais Abertos: um novo patamar do Governo Eletrônico", com as apresentações de Roberto Agune, Vagner Diniz, Claudio Cavalcanti e Pedro Markun. Um painel surpreendente, uma vez que deixou clara a necessidade de criação e disseminação de uma política para a abertura desses dados e conseqüente disponibilização à sociedade, ao mesmo tempo que revelou, pelas perguntas dos presentes, um grau de desconhecimento ou má interpretação do assunto.
Na abertura, com cada um dos debatedores apresentando seu ponto de vista, Agune apontou conceitualmente, a partir das camadas de metas do governo eletrônico, onde está a real oportunidade do e-gov evoluir: nas camadas de integração e participação, utilizando web 2.0, ferramentas e redes sociais, crowdsourcing e dados abertos, como apresentado na figura acima. Ainda apresentou exemplos internacionais, com destaque para o data.gov americano, que está completando um ano, atingindo 270 mil bases de dados entregues à população.
Por sua vez, Vagner Diniz, falando pelo W3C Brasil, apontou características do Open Data Gov, pontuando como saída para o marasmo do governo eletrônico destes últimos cinco anos e apoiando as iniciativas nacionais, tanto do lado do governo como as da socieadade, com destaque para o The HackDay.
Na fala do Claudio Cavalcanti percebemos um "fora do tom" na compreensão dos dados abertos, visto que o palestrante considera que o governo federal já pratica há muito tempo, mas não é fato, nem de longe, como percebeu Pedro Markun, da Casa de Cultura Digital, representando na mesa a sociedade civil e a geração Y.
Como estava lá com uma pequena câmera, gravei o debate e editei alguns momentos para você conferir a seguir:
Comentários