Em discurso no último dia 24, o Papa Bento XVI fez um pedido incomum aos padres católicos: “Por Deus, tenham um blog!”. O apelo, noticiado pela Reuters, está alinhado à proposta que será apresentada no próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerá em 16 de maio e terá como tema "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra".
Bento XVI pretende fazer com que a Igreja Católica aproveite os novos meios de comunicação disponíveis para falar com os jovens e evangelizar. “Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais - imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites - que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização", disse o Papa durante o discurso.
Esse acolhimento das ferramentas sociais pela igreja, que comentamos aqui há um ano, revela uma estratégia moderna e dinâmica, apesar do Papa ser conhecido por sua falta de afinidade com a web e que escreve boa parte de seus discursos à mão, repassando-os aos seus ajudantes digitalizá-los.
No novo site do Vaticano é possível ter acesso aos sermões do Papa através de seu canal no Youtube, sua página no Facebook ou ainda baixar discursos e mensagens do Sumo Pontífice diretamente para o iPhone ou iPod.
Na Itália, padres respondem às questões dos internautas no site Dióceses. Apesar da conversa direta com os sacerdotes, o portal adverte que eles não receberão confissões por e-mail, limitando-se apenas a responder dúvidas.
Nos Estados Unidos, os fiéis da Igreja Católica podem receber via SMS mensagens com pequena biografia do Santo do dia, orações e resumos das missas, através do serviço Catholic Mobile.
Semelhante ao serviço católico, a Igreja Protestante Harvest Christian Fellowship, envia por SMS a milhares de assinantes, trechos dos sermões realizados pelo pastor americano Greg Laurie. No Portal Protestante, os blogs dos pastores ganham destaques e promovem debates até mesmo sobre tecnologia, como o artigo em que Greg Laurie questiona “O tablet de Jesus?”, referindo-se ao novo lançamento iPad, da Apple. Laurie completa: “Vamos amar ao Senhor e usar a tecnologia, não amar a tecnologia e usar a palavra do Senhor”.
O site do padre brasileiro Marcelo Rossi, oferece ao internauta a possibilidade de fazer pedidos de orações, rosários e velas virtuais, além de escutar ao programa “Momento de Fé” na rádio online.
Apesar do pedido papal pelo maior envolvimento da Igreja com a web, Bento XVI alertou para que os representantes do Catolicismo não tornem os novos meios de comunicação uma forma de promoção pessoal. "Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos".
A inclusão digital agora é declaradamente um interesse religioso e tem grandes chances de entrar no conjunto de ações solidárias que a Igreja Católica promove em comunidades carentes.
Há filme explicativo produzido pela Santa Sé, mas não permite incorporação (?!). Então para acessá-lo clique aqui .
POST post: o Sérgio Bolliger me passou a seguinte frase do Rubem Alves: Os católicos [...] têm uma interminável burocracia intermediária, que vai amenizando as coisas, e Deus nem fica sabendo.
Comentários