Assim como no Brasil, o governo português desenvolveu seu Portal para Servidores Públicos, numa preocupação presente há tempos em arquitetura de e-gov, qual seja cobrir os principais perfis de relacionamento com governo: cidadão, empresas e funcionários/servidores .
Aqui, muitos Estados já possuem seu portal regional. Mas a diferença com o novo modelo de Portugal está em como utilizam esse espaço virtual.
Enquanto a maioria dos portais brasileiros expõe os serviços oferecidos e as últimas notícias sobre as ações realizadas para a população (note que o foco deveria ser o funcionário), o portal português foca na função pública do servidor dentro da sociedade, como uma espécie de manual sobre o tema.
Com três cores diferentes, lembrando um semáforo, o site divide o conteúdo de acordo com a intenção do usuário: saber mais sobre iniciar, exercer ou encerrar uma carreira pública.
A simplicidade da apresentação destaca pontos essenciais. Um exemplo: a cor vermelha indica informações aos que pretendem dar início a uma carreira pública, por esse motivo, encontra-se conteúdos como “A procura de emprego público, o recrutamento e os métodos de seleção” ou “ Conhecer os benefícios sociais”.
As informações, ignoradas por muitos portais brasileiros, parecem óbvias à primeira vista, mas esclarecem assuntos fundamentais, reforçam a seriedade do trabalho no ambiente público e resgatam a auto-estima do funcionalismo.
O portal prova que não é preciso superlotar o usuário de informações para ter qualidade. Ao mesmo tempo, os interessados em notícias atualizadas sobre o tema, podem conferí-las na home da Direção Geral da Administração e do Emprego Público.
A iniciativa reitera a idéia de que a Europa tem investido em fortes conceitos para construir a base de um novo momento para o funcionalismo público, como comentado anteriormente no iGovSaber.
Comentários
Muitas ideias maravilhosas em 2010 para desfrutarmos o ano todo o teu talento.
Abraços!
Agradeço sua visita e a gentileza de suas palavras, da mesma forma ao seu trabalho em seu blog, que tenho lá visitado aos poucos, mas sempre.
Um bom ano para você e que continuemos com a inovação em nossos assuntos.
Um ano de criatividade e realizações!
Alvaro