Temos por bom hábito buscar nas experiências bem sucedidas de outros países, especialmente em serviços públicos, práticas que nos inspirem a adaptar modelos e a empreender novos serviços em governo.
O Cabinet Office do Reino Unido, órgão ligado diretamente ao Primeiro Ministro, tem como missão "fazer o governo trabalhar melhor" e isso requer, obrigatoriamente, a reforma dos serviços públicos, sejam eletrônicos ou presenciais.
A Unidade Estratégica do Cabinete Office acaba de divulgar o relatório Power in People's Hands: Learning from the World's Best Public Services ( Poder nas mãos das pessoas: Aprendendo com os melhores Serviços Públicos do Mundo), onde apresenta os resultados do estudo feito com as maiores lideranças mundiais em inovação, incluindo 50 professores universitários, funcionários públicos e especialistas em governo de vários países.
O relatório destaca cerca de 30 estudos de casos de 15 países, salientando que a inovação e a produtividade são a chave para o fortalecimento dos governos, tendo em comum cinco princípios fundamentais :
- Garantir o acesso a direitos e ampliar o poder do usuário de serviço público e sua responsabilização;
- Empoderar o cidadão na Era da Informação, para transformar a transparência dos serviços em tempo real e ampliar a informação local;
- Incentivar a criação de serviços "sob medida", personalisados e integrados para o cidadão;
- Criar mecanismos de respostas às questões dos cidadãos, atuando preventivamente nos serviços; e
- Novo profissionalismo dos funcionários de linha de frente e dirigentes, com uma nova estrutura organizacional que possa encorajar os princípios anteriores e transformar a inovação em implementação.
Para cada item há um capítulo que fortalece esses princípios, contando experiências e boas práticas em todo mundo. Penso que seja mais um bom conjunto para nossa pauta de inovação em governo, porém para além disso, ratifica que a inovação não é moda, é necessidade.
Comentários