Imagine um grupo de 49 especialistas em inovação e educação reunido, pensadores da estatura de Phillip Long, do Educational Innovation and Technology Office do MIT, ou do nosso Jean Paul Jacob, inovador emérito da IBM e professor da UC Berkeley. Gente assim respondendo a pergunta-título deste post.
Esses notórios da inovação fazem parte no New Media Consortium, uma comunidade que reúne centenas de líderes dos centros de pesquisa das universidades, empresas e governos, para estimular a prospecção e uso de novas mídias e tecnologias de aprendizagem e criatividade.
Recentemente o NMC publicou o 2008 Horizon Report como resultado da prospecção em novas tecnologias para educação, num processo assim explicado por Jean Paul Jacob à revista OffLine:
“Começamos com a pergunta: ‘quais as tecnologias que vão impactar a educação dentro de um ano, dentro de dois a três anos e dentro de quatro a cinco anos?’. Todos os estudiosos responderam. Isto gerou aproximadamente 100 apostas. Houve espaço para discussão. Os autores debateram. Agruparam idéias parecidas. Consolidou-se uma lista com 60 itens. Cada um teve dez votos para distribuir. Podia escolher vários itens ou apostar todas as suas fichas em um único, se o considerasse o mais importante. Após a votação, oito tecnologias vencedoras. Reunimo-nos em grupos com a incumbência de eliminar a menos importante. Ficaram as cinco tecnologias mais relevantes.”
Aconselho o download e leitura do relatório, mas aqui vão topicamente as cinco tecnologias apontadas: popularização da linguagem de vídeo, web colaborativa, banda larga móvel, data mashups, inteligência coletiva e sistemas operacionais sociais.
>>Post Post: o Pepe, recém-retornado da Europa, nos informa o espetacular wiki do Horizon Project http://horizon.nmc.org/wiki/Main_Page . Bem-vindo e tks JAC.
Comentários